Aguardada há 30 anos, duplicação da PR-445, na região de Londrina, impulsiona o Norte do Estado

30/06/2020
A duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, na região Norte do Paraná, já gera reflexos no cotidiano da população. Trata-se de uma obra aguardada há mais de 30 anos. Além da duplicação, a intervenção contempla também a construção de sete pontes, quatro viadutos, uma trincheira e muros de contenção. O trecho tem 15,8 quilômetros, e deve ser entregue em dezembro, após um investimento de 93 milhões e 400 mil reais por parte do Governo do Estado. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a PR-445 é uma das rodovias mais importantes do Estado, e essa obra vai garantir que ela permaneça relevante por um longo tempo. Morador da região há 37 anos, o professor Elenílson Luiz Oliva celebrou o avanço das obras na antiga rodovia simples.// SONORA ELENÍLSON OLIVA.//

Segundo Ratinho Junior, esta intervenção é apenas a primeira fase da modernização da PR-445. A parceria com o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, permitiu o início do processo licitatório de dez projetos para rodovias estaduais. A sequência da ampliação, entre Irerê e Mauá da Serra, compõe o pacote. O contrato para elaboração do projeto, inclusive, já foi assinado. A empresa terá 12 meses para entregar a proposta. O investimento é de quase três milhões e 680 mil reais. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, Estas obras são fundamentais não apenas para a população, mas também para a própria economia do Estado neste momento de crise gerado pelo coronavírus.// SONORA SANDRO ALEX.//

A segunda etapa de trabalho na PR-445 prevê a modernização de mais cerca de 50 quilômetros da rodovia. A dona de casa Marina de Jesus Sobrinho, moradora do distrito de Irerê, comemorou ao saber que a rodovia vai ser remodelada por inteiro. Segundo ela, a obra significa mais segurança e qualidade de vida para toda a região de Londrina.// SONORA MARINA DE JESUS.//

O Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná ultrapassou a barreira dos 320 milhões de reais investidos em projetos executivos, obras civis e supervisão de obras nas rodovias estaduais no ano passado. O valor compreende tanto ao empréstimo do BID quanto contrapartidas do Estado, previstas em contrato. Ao todo, estão previstos mais de um bilhão e 700 mil reais no acordo entre BID e Governo do Paraná, a serem aplicados até o fim do programa, em 2022. São 940 milhões de repasse do BID e 800 milhões incluídos nas obras de contrapartida. No momento, quatro obras do Programa estão em andamento: o acesso ao contorno de Castro, na PR-090; e trabalhos de pavimentação asfáltica na PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas; na PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati; e na PR-239, entre Pitanga e Mato Rico. Até 2022 estão programadas outras obras com financiamento do BID, como o Contorno de Castro, a duplicação da PR-323, no perímetro Urbano de Umuarama e a construção do contorno de Wenceslau Braz. Outros detalhes podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)