Agências do Trabalhador do Paraná orientam por telefone e online, e suspendem atendimentos presenciais
19/03/2020
As Agências do Trabalhador de todo o Estado suspenderam, a partir desta quinta-feira, o atendimento presencial. Os encaminhamentos continuam pela internet para empresários e trabalhadores de todo o Paraná que procuram ou ofertam vagas pelo site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo Sine Fácil, disponível gratuitamente para celulares Androide e iOS. Para solicitar o seguro-desemprego, deve ser utilizado o novo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital – também disponível gratuitamente para celulares Androide e iOS. Também há opção do trabalhador se cadastrar para vagas de emprego no primeiro Mutirão Digital de Empregos, com a oferta de 1.700 vagas em Curitiba e Região Metropolitana por 33 empresas parceiras. O trabalhador deve acessar mutiraodigital.pr.gov.br, preencher todos os campos do formulário e anexar seu currículo em formato PDF. O atendimento de cada Agência do Trabalhador do Estado é feito pelas prefeituras municipais – exceto a de Curitiba, que é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Na capital, durante a suspensão do atendimento presencial, o via telefone será mantido. No site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias há uma lista com os telefones disponíveis para atender trabalhadores em busca de vagas que tenham alguma dificuldade com o site ou o aplicativo, empresas que querem auxílio na intermediação de mão-de-obra e para orientações sobre o seguro-desemprego. Para os demais municípios, a orientação é que busquem atendimento telefônico com as agências locais ou prefeituras municipais. A lista está disponível no site justica.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)