Agências do Trabalhador do Paraná empregam perto de 40 mil pessoas durante a pandemia

21/10/2020
As Agências do Trabalhador do Paraná colocaram no mercado de trabalho 39 mil 666 pessoas no período de março a setembro deste ano, em plena pandemia do novo coronavírus, segundo dados da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
O Secretário da pasta, Ney Leprevost, afirma que o resultado é considerado positivo, embora menor que o do mesmo período do ano passado, porém abrange meses em que a retração da economia foi muito contundente, com drástica queda nas atividades das empresas e na oferta de emprego.
Ele lembra que, além da retração na oferta de empregos, as agências do trabalhador chegaram a suspender o atendimento por um período, em obediência a medidas voltadas ao controle da epidemia, determinadas por autoridades de saúde.
O secretário destaca que as unidades passaram a trabalhar com horário agendado, atendimento digital e até um chat criado para dar suporte a empresários e trabalhadores que tiveram dificuldade em concluir oferta e busca de empregos por meio de ferramentas digitais.
Leprevost destaca também o trabalho proativo feito pelos profissionais que atuam nas agências do trabalhador e que a secretaria segue uma nova postura para geração de empregos no Paraná. //SONORA NEY LEPREVOST//
A economista Suelen Glinski, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, explica que o resultado do Paraná no período de março a setembro é um dos melhores do Brasil, à frente de estados com economia de porte semelhante, como Santa Catarina. //SONORA SUELEN GLINSKI//
São mais de duas mil oportunidades de emprego disponíveis pelas Agências do Trabalhador. Só em Curitiba e Região Metropolitana são mais de mil vagas. Por conta da pandemia, os atendimentos presenciais nas Agências do Trabalhador só aconteçam mediante o agendamento. O site para agendamento é o www.justica.pr.gov.br/trabalho.
Os trabalhadores também têm a opção de buscar vagas cadastradas pelo aplicativo Sine Fácil ou pelo site www.empregabrasil.mte.gov.br.
Empresários e trabalhadores de todo o Paraná que procuram ou ofertam vagas e que estiverem com dificuldade de finalizar o atendimento nas ferramentas digitais, tais como Portal Emprega Brasil, e aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Sine fácil e Paraná Serviços, podem receber o suporte técnico por meio do Chat do Trabalhador, no site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. Para acessar o chat, basta entrar no link: www.justica.pr.gov.br/trabalho. (Repórter: Flávio Rehme)