Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, terá nova pista

05/05/2020

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, terá uma pista completamente nova nos próximos anos. Ela será paralela à atual, com pelo menos 3 mil metros de extensão, e permitirá pousos e decolagens sem conexões para os Estados Unidos e países da Europa com aeronaves de grande porte. A Secretaria Nacional de Aviação Civil decidiu incluir a obra no novo edital de concessão do aeroporto nesta segunda-feira, depois de articulação do Governo do Estado e dos setores industrial e empresarial do Paraná. O prazo de implantação será de 5 anos após o início do contrato de exploração do terminal, que tem licitação prevista para acontecer até o final deste ano. Com a nova pista, as aeronaves poderão operar no Afonso Pena em qualquer horário e com carga máxima de combustível. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a nova pista vai potencializar os voos em um dos aeroportos mais modernos do Brasil e será fundamental para o aumento gradual do turismo e do comércio exterior no Estado. A concessão do Afonso Pena é parte de um planejamento logístico mais robusto, composto, ainda, pelo novo Anel de Integração, extensão das ferrovias e concessões portuárias. O governador ressaltou que as obras fazem parte de um pacote maior de concessões. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que a conquista atende demanda há muito tempo represada no setor e é fruto de uma nova parceria entre os governos do Estado e federal. // SONORA SANDRO ALEX //
Carlos Valter Martins Pedro, presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Fiep, ressaltou que a audiência pública do começo de março, parte do processo de concessão, ajudou a esclarecer a necessidade da nova pista.
A principal pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena tem 2.200 metros de comprimento. Ela não é considerada apta a grandes decolagens ou ao transporte pesado de cargas. Segundo a Infraero, passaram pelo aeroporto mais de 6 milhões e 500 mil passageiros no ano passado, o que representa mais de 7% do total nacional e 3% a mais do que no ano anterior. Do total de passageiros que passaram pelo Afonso Pena, apenas 76 mil tiveram origem ou destino estrangeiros. O Bloco Sul da nova rodada de concessões de aeroportos administrados pelo governo federal tem valor de contrato estimado em 8 bilhões e 900 milhões de reais e lance mínimo de 516 milhões. O conjunto engloba quatro aeroportos paranaenses: Afonso Pena, em São José dos Pinhais; Foz do Iguaçu; Londrina; e Bacacheri, em Curitiba, e também mais dois terminais catarinenses e três gaúchos. O Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, que pertence ao mesmo bloco de leilão, está executando as obras de ampliação da pista principal. O custo total é de 53 milhões e 900 mil reais, com previsão de conclusão no ano que vem. A modernização foi incluída no pacote de investimentos da Itaipu Binacional e da Infraero mesmo antes da concessão, em agosto do ano passado, a pedido do Governo do Estado. A nova estrutura vai permitir voos diretos para locais como Miami, Nova York, Lisboa e Madri. (Repórter: Rodrigo Arend)