Acordo vai permitir dobrar a capacidade de carga da Ferroeste
30/01/2020
Um acordo comercial entre o Governo do Paraná e a Rumo Logística vai permitir que a Ferroeste amplie a capacidade de escoamento da safra, beneficiando o setor produtivo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e lideranças empresariais da Região Oeste. De acordo com o governador, o Estado vem trabalhando para aprimorar as alternativas de transporte. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O novo documento de operação, que deve ser assinado nos próximos dias, vai permitir que as duas empresas compartilhem cargas que saem da Região Oeste em direção a Paranaguá. A expectativa, de acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, é que o volume de produtos transportados na malha ferroviária que liga Cascavel a Guarapuava passe de 1 milhão e 100 mil toneladas por ano para cerca de 2 milhões ao ano. // SONORA SANDRO ALEX //
A negociação possibilita à Rumo entrar no trecho da Ferroeste, inclusive com reforço de maquinário. Para que isso aconteça, há uma regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Atualmente, a multinacional é responsável pela operação entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá. Já a Ferroeste administra o trecho ferroviário entre Cascavel e Guarapuava. O secretário Sandro Alex ressaltou que o acordo chega em um bom momento para o Estado, já que a próxima safra pode chegar até 23 milhões e 400 mil toneladas de grãos, quase 20% de aumento sobre a safra passada. A Ferroeste fechou 2019 com lucro operacional de 453 mil reais e faturamento bruto na casa dos 30 milhões e 500 mil reais. Desde o início da operação da empresa estatal, em 1996, é a primeira vez que um ano termina no azul. O volume total de cargas transportadas também foi recorde no ano passado, com 1 milhão e 100 mil toneladas, contra 780 toneladas de 2018, crescimento de 46%. Em paralelo ao aumento da eficiência da Ferroeste, a Secretaria de Infraestrutura e Logística discute alternativas para o crescimento da malha ferroviária do Estado, com foco na ligação entre a malha atual e o Mato Grosso do Sul. São discutidos modelos de concessão e parcerias público-privadas. Mais informações estão na página infraestrutura.pr.gov.br. (Repórter: Rodrigo Arend)
O novo documento de operação, que deve ser assinado nos próximos dias, vai permitir que as duas empresas compartilhem cargas que saem da Região Oeste em direção a Paranaguá. A expectativa, de acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, é que o volume de produtos transportados na malha ferroviária que liga Cascavel a Guarapuava passe de 1 milhão e 100 mil toneladas por ano para cerca de 2 milhões ao ano. // SONORA SANDRO ALEX //
A negociação possibilita à Rumo entrar no trecho da Ferroeste, inclusive com reforço de maquinário. Para que isso aconteça, há uma regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Atualmente, a multinacional é responsável pela operação entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá. Já a Ferroeste administra o trecho ferroviário entre Cascavel e Guarapuava. O secretário Sandro Alex ressaltou que o acordo chega em um bom momento para o Estado, já que a próxima safra pode chegar até 23 milhões e 400 mil toneladas de grãos, quase 20% de aumento sobre a safra passada. A Ferroeste fechou 2019 com lucro operacional de 453 mil reais e faturamento bruto na casa dos 30 milhões e 500 mil reais. Desde o início da operação da empresa estatal, em 1996, é a primeira vez que um ano termina no azul. O volume total de cargas transportadas também foi recorde no ano passado, com 1 milhão e 100 mil toneladas, contra 780 toneladas de 2018, crescimento de 46%. Em paralelo ao aumento da eficiência da Ferroeste, a Secretaria de Infraestrutura e Logística discute alternativas para o crescimento da malha ferroviária do Estado, com foco na ligação entre a malha atual e o Mato Grosso do Sul. São discutidos modelos de concessão e parcerias público-privadas. Mais informações estão na página infraestrutura.pr.gov.br. (Repórter: Rodrigo Arend)