Ações das polícias aumentam em 334% as prisões no Paraná

14/06/2019
As ações promovidas pelas polícias do Paraná fizeram o número de prisões aumentar 334% no primeiro quadrimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O total subiu de 157 para 682 detenções. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, também houve um aumento de 140% no volume de operações no combate à criminalidade, subindo de 27 para 65. Os dados também apontam redução no índice de homicídios dolosos, que caiu 32% no Estado. Nos primeiros quatro meses deste ano foram 381 casos, contra 558 no mesmo período do ano anterior. O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirmou que as forças de segurança estão mais presentes e tem agido de forma técnica. De acordo com ele, a melhoria dos números também reflete a busca pelo trabalho conjunto entre as forças policiais. // SONORA ROMULO SOARES //
Neste ano, o Governo do Estado já liberou o pagamento das promoções de 1.063 praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná. As estatísticas demonstram que a efetividade no trabalho policial, como o aumento de policiais nas ruas e nas investigações de polícia judiciária, contribuíram para reduzir também outros índices. O número de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, caiu 46% durante o quadrimestre, marcando uma das principais reduções do país, caindo de 35 casos em 2018 para 19 neste ano. O índice de roubo também teve queda de 19% no período, assim como o roubo de veículos, que caiu 31%. Entre outras medidas na área de segurança, nos próximos anos, também devem ser abertas mais de 6 mil vagas no sistema penitenciário do Estado, sendo 1.100 ainda neste ano. O Governo do Estado planeja, ainda, unificar as áreas de planejamento, comando, controle e inteligências das forças de segurança estaduais em único lugar. A previsão é investir 140 milhões de reais na implantação da Cidade da Polícia, que ocupará uma área de 35 mil metros quadrados no bairro Rebouças, em Curitiba, onde funcionava a antiga fábrica da Ambev. (Repórter: Rodrigo Arend)