O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Paraná 3 fecha a agenda de 2024 na próxima sexta-feira (6) com a 39ª Reunião Ordinária, realizada de forma remota, às 10h30. Entre os destaques da pauta estão um pedido de alteração de Classe de um trecho do Rio Toledo, a aprovação do relatório de atividades do comitê de 2024 e do plano de trabalho para 2025. A população poderá acompanhar as discussões por meio do YouTube.
A Bacia do Paraná 3 abrange 28 municípios do Oeste do Paraná, incluindo Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra e Toledo, em uma área total de 8.744 km². As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro.
- Com regras e fiscalização, IAT autoriza captura do caranguejo-uçá a partir de domingo
- IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.
Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.