Universidade Estadual de Maringá desenvolve sistema que ajuda elaborar grade de horários escolar

05/12/2020
A definição de horários de aulas para os professores e alocação de salas para as disciplinas é uma tarefa que toda instituição de ensino deve fazer no início de cada ano letivo. É uma missão que, além de consumir horas de trabalho para conseguir uma solução viável, envolve alguns cuidados como disponibilidade do professor, adequação de salas conforme a disciplina ou turma, entre outras variáveis.
O Grupo de Pesquisas em Engenharia do Algoritmo, o GPEA, do Departamento de Informática da UEM, a Universidade Estadual de Maringá, lançou um software que vai simplificar a tarefa.
Utilizando técnicas de inteligência computacional, o novo software, denominado SIGAH, Sistema Inteligente de Geração Automatizada de Horário, permite a automação da construção de grades de horários de aula, considerando todas as disciplinas necessárias para cada turma e as disponibilidades de cada professor.
O programa baseia-se em uma dissertação de mestrado defendida, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM, por Landir Saviniec que, atualmente, é professor no campus de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná.
Ademir Aparecido Constantino, professor do Departamento e orientador da dissertação de Saviniec, afirmou que do resultado da pesquisa surgiu o interesse em criar um software para atender as escolas de ensino fundamental e médio. Segundo ele, existem sistemas no mercado que visam auxiliar nessa tarefa, porém, o uso requer pagamento e anuidade e muitas escolas públicas enfrentam escassez de recurso que invalidam a aquisição.

A proposta é disponibilizar o uso do software gratuitamente para as escolas públicas do Estado. O único requisito é que o diretor responsável pela instituição faça um cadastro no portal do programa.
O novo serviço deve ser apresentado formalmente para a Secretaria de Estado da Educação, mas as escolas já podem se cadastrar. A informação é que mais de 120 escolas já fizeram registro para uso do sistema, com expectativa pelo aumento considerável da demanda no início do ano letivo do próximo ano.
Para fazer o cadastro da escola, basta acessar o site www.gpea.uem.br . O GPEA também disponibilizou um tutorial no Youtube que explica as funcionalidades do sistema e ensina como gerar a grade de horários para os turnos. (Repórter: Flávio Rehme)