Saúde encerra campanha Paraná Rosa com balanço de ações e palestra sobre mindfulness
29/10/2024
Uma palestra online sobre o mindfulness como ferramenta de saúde foi destaque no evento da Secretaria da Saúde do Paraná nesta segunda-feira, em Curitiba, encerrando a 6ª edição do Paraná Rosa. A campanha visa conscientizar sobre a prevenção dos cânceres de mama e colo do útero. Além disso, foram discutidas ações reforçadas durante a campanha, incentivando as equipes da Sesa a orientarem mulheres sobre cuidados preventivos ao longo do ano. O mindfulness, ou atenção plena, auxilia no autoconhecimento e na gestão do autocuidado, aumentando a prevenção à doença. A palestra, chamada “Mindfulness na Promoção da Saúde”, foi conduzida pelo médico Marcelo Demarzo, da Escola Paulista de Medicina, e está disponível no site da Agência Estadual de Notícias, o aen.pr.gov.br. Nesta edição do Paraná Rosa, o Governo do Estado aumentou em 30% os repasses para exames preventivos, elevando a capacidade mensal para cerca de 80 mil exames de colo do útero e 15 mil e 400 mamografias. O reforço, focado na detecção precoce para as mulheres do Paraná, segue até o final do ano. Entre as ações de incentivo, foi lançado o Desafio dos 21 Dias no site oficial e redes sociais do Paraná Rosa, com atividades diárias para combater fatores de risco do câncer e doenças crônicas. O desafio promoveu a prática de exercícios, atenção plena, alimentação saudável, cultura de paz, sono de qualidade e redução do tabagismo. Mesmo com o fim da campanha, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti, reforça que os cuidados devem ser constantes. // SONORA MARIA GORETTI //
Ao longo da campanha, foram intensificadas também as ações do Programa de Cessação do Tabagismo e a vacinação contra HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Outra ação é o programa Paraná Rosa em Ação, que conscientiza sobre o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero e oferece mais de 40 serviços, como emissão de documentos, orientações jurídicas e vagas de emprego. Em 2024, foram três edições, com 17 mil e 800 atendimentos no total. (Repórter: Gabriel Ramos)
Ao longo da campanha, foram intensificadas também as ações do Programa de Cessação do Tabagismo e a vacinação contra HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Outra ação é o programa Paraná Rosa em Ação, que conscientiza sobre o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero e oferece mais de 40 serviços, como emissão de documentos, orientações jurídicas e vagas de emprego. Em 2024, foram três edições, com 17 mil e 800 atendimentos no total. (Repórter: Gabriel Ramos)