Plataforma de alerta climático é a ideia que o Paraná vai levar para desafio mundial

05/12/2020
A criação de uma plataforma de alertas climáticos, baseada em equipamentos meteorológicos de baixo custo para monitorar chuva, umidade e emissão de gases de efeito estufa na cidade e no campo, é a ideia que vai representar o Paraná em um desafio global no mês que vem.
A proposta foi a vencedora do hackaton climático, o Climathon deste ano promovido pela Impact Hub Curitiba. Esta foi a primeira vez que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, atuou como parceiro do projeto, com o Desafio Paraná. Os participantes tiveram que apresentar soluções para prevenção e alerta de eventos climáticos extremos para a população da cidade e do campo.
O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, afirmou que envolver jovens empreendedores na busca por soluções ambientais é indutor ao desenvolvimento.
Políticas públicas para amenizar os impactos provocados pelas mudanças climáticas no Paraná já são discutidas pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A diretora-geral, Fabiana Campos, destaca que todo o planejamento estratégico é pautado também pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. //SONORA FABIANA CAMPOS//
O coordenador de Projetos Sustentáveis da Secretaria, Charles Carneiro, lembra que neste ano, tivemos uma série de desastres e fenômenos naturais de grande monta no Estado, como queimadas e incêndios em florestas, enchentes e períodos de grande escassez também. De acordo com ele, foram esses sinais que contribuíram para a criação do Paranaclima, programa que desenvolve ações de prevenção, adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. //SONORA CHARLES CARNEIRO//




O Climathon é um evento que ocorre no mundo todo, relacionado a inovação, empreendedorismo e mudanças climáticas, e promovido em diversas cidades.
O objetivo é que jovens empreendedores desenvolvam alternativas sustentáveis que impactem a vida das pessoas. Na etapa estadual cinco equipes foram finalistas. Devido à pandemia, o desafio aconteceu no formato online. Foram mais de 70 horas de desafios. (Repórter: Flávio Rehme)