Moradores destacam importância da revitalização da Orla de Matinhos, no Litoral do Paraná

10/12/2020
O projeto do Governo do Estado de revitalizar por completo a região da Orla de Matinhos, no Litoral do estado, será a maior intervenção urbana da história do Litoral, com investimento que chega a 513 milhões de reais. A obra é aguardada há décadas pelos paranaenses da região. O projeto executivo engloba novas estruturas marítimas, engordamento da faixa de areia, macro e microdrenagem para conter enchentes e revitalização urbanística. Ainda restam algumas licenças e uma audiência pública antes do edital de licitação ser publicado.
A revitalização abrange 10 quilômetros da orla e a engorda de uma extensão de 7 quilômetros e 450 metros da faixa de areia: na Praia Brava de Caiobá, do Pico de Matinhos até o Mercado do Peixe, e nos balneários Riviera, Flórida e Saint Etienne. O trecho entre a Avenida Paraná e a Avenida Beira-Mar ganhará novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias, sinalização, passarelas e áreas de restinga. Além de nova pavimentação.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, afirmou que a transformação do Litoral, com fomento do turismo focado na geração de emprego e renda e na melhoria da qualidade de vida, é prioridade para o Governo do Estado. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, define o projeto como emblemático, planejado ao longo de anos pela equipe da secretaria. Ele afirma que há poucas obras como esta no Brasil e o principal, além da ampliação da faixa de areia, é a balneabilidade e a melhoria da qualidade da água. //SONORA MÁRCIO NUNES//
O projeto foi apresentado pelo Governo do Estado em audiências públicas já realizadas e encontrou aceitação geral dos moradores locais.
O pintor autônomo Eleomar Toniello, confia que com a nova estrutura a praia vai atrair mais gente disposta a investir em uma casa de veraneio, aumentando a demanda por reformas e, por consequência, a oferta de trabalho e também renda familiar. //SONORA ELEOMAR TONIELLO//

Incrementar a economia local é a obsessão também de outros comerciantes vizinhos à orla. Uanderson Ferreira destacou que precisa de atrativos e movimento o ano todo, e não somente na temporada. Ele diz que uma praia mais bonita, bem cuidada, fará isso. //SONORA UANDERSON FERREIRA//
Em agosto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a ordem de serviço para a duplicação da Avenida JK , a PR-412, em Matinhos. As obras já estão em andamento e a previsão é que sejam concluídas no prazo de 18 meses. (Repórter: Flávio Rehme)