Hospitais concluem mutirão para diagnóstico de câncer de pele na população do Litoral

15/04/2024
A Secretaria de Estado da Saúde promoveu neste sábado um mutirão de consultas para atendimentos de pacientes com lesões pré-malignas e malignas, conhecidas como câncer de pele. A iniciativa do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, em parceria com o Hospital Regional do Litoral, teve como objetivo reduzir a fila de espera, além de estratificar os casos de suspeita, realizar diagnósticos e tratamentos. As consultas aconteceram no ambulatório do Hospital Regional, em Paranaguá. Dos 169 agendamentos, 80 pacientes foram atendidos e 89 não compareceram à consulta. Foram feitas biópsias, cauterizações e análise das lesões na pele. Os encaminhamentos desses pacientes são dos serviços de saúde das áreas de abrangência da 1ª Regional de Saúde. As unidades são próprias do Estado e geridas pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde. Em dezembro de 2023, o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná participou da campanha de prevenção ao câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, confirmando diagnósticos de lesões pré-malignas e malignas em cerca de 50% dos pacientes encaminhados pelos municípios da sua área de abrangência. O Hospital Regional do Litoral tem capacidade instalada de 143 leitos ativos, sendo distribuídos em 101 leitos de enfermaria, 30 de UTI adulto, sete de UTI Neonatal, três de isolamento e dois leitos psiquiátricos. É referência para sete municípios do Litoral do Estado, atendendo a população da 1ª Regional de Saúde. Já o Hospital Dermatológico é referência para 44 municípios pertencentes às Regionais de Paranaguá, Metropolitana e União da Vitória, sendo que o hospital se destaca no tratamento da hanseníase, oferecendo consultas para todo o Estado do Paraná. (Repórter: Felippe Salles)