Dez empresas disputam duplicação da BR-277 em Guarapuava

14/12/2020
Dez empresas e consórcios estão participando da licitação para executar as obras de duplicação da BR-277 em Guarapuava, na região Centro-Sul. O valor inicial previsto era de 105 milhões. Entre as propostas apresentadas, a de menor valor foi de 73milhões e 200 mil reais e a de maior valor de 99 milhões e 300 mil reais.
O DER/PR, Departamento Estradas de Rodagem do Paraná, abriu os envelopes com as propostas na última sexta-feira.
A comissão de licitação responsável pelo processo agora vai analisar todas as propostas e publicar uma classificação, abrindo período de cinco dias úteis para recursos e outros cinco dias úteis para contrarrazões aos recursos, caso algum seja interposto.
Após estes prazos e o julgamento dos recursos, será marcada a data de sessão de abertura dos envelopes com os documentos de habilitação das três melhores classificadas.
As obras serão executadas nos dois sentidos da BR-277, do quilômetro 345 ao quilômetro 349.
Serão implantadas também uma via marginal direita e uma marginal esquerda. A obra contempla uma trincheira entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande; a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466; a adequação das alças de acesso; três pontes no km 345; um viaduto conectando a Avenida Professor Pedro Carlo e a Avenida Beira Rio; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal; uma passarela no km 349; outra no km 345; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12quilômetros.
O prazo de conclusão dos serviços é de 540 dias corridos, após emissão da ordem de serviço.
Os recursos para executar a obra foram garantidos pelo contrato de financiamento de 1 bilhão e 600 milhões de reais que o Governo do Paraná captou junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, assinado em setembro, uma iniciativa conhecida como Avança Paraná.
O projeto executivo de engenharia foi cedido ao DER/PR por meio do acordo de leniência entre a concessionária de pedágio Ecocataratas e o Ministério Público Federal.
Outras informações no site da Agência de Notícias do Paraná (Repórter: Jacqueline Borim)