Com plataforma PIÁ, Estado oferece ao cidadão acesso a mais de 5,8 mil serviços
01/11/2024
O PIÁ, plataforma digital do Governo do Paraná, oferece mais de 5 mil 800 serviços públicos do Estado, do governo federal e dos municípios. Desenvolvido em parceria com a Celepar, a plataforma permite ao usuário fazer, de forma integrada, consultas como a laudos de exames laboratoriais, emissão de documentos de veículos e pagamento do IPVA. Entre os serviços mais acessados, se destacam a emissão de certificados de registro e licenciamento de veículos, consulta de medicamentos na Farmácia do Paraná, rede que pertence à secretaria estadual da Saúde, e emissão de credenciais de estacionamento para idosos. A consulta de contracheque e informe de rendimentos, com milhares de acessos mensais, comprova a praticidade do PIÁ para os servidores públicos, simplificando o acesso dos cidadãos a informações e serviços essenciais de maneira rápida e segura. A implementação da plataforma faz parte do projeto de Governo Digital do Paraná, que começou em 2016. Desde então vem consolidando o Estado como referência em transformação digital no setor público. Por meio da plataforma, a Celepar buscou oferecer uma experiência integrada e personalizada, com alta segurança e acessibilidade para o cidadão. O PIÁ também envia notificações automáticas para lembrar sobre prazos, pagamentos ou agendamentos. Para serviços que exigem presença física, a Central de Agendamento permite ao usuário escolher o melhor horário, reduzindo filas e melhorando o atendimento. A plataforma recebeu o prêmio de Melhor Solução de Serviços à População pela ABEP-TIC em 2018, consolidando posição de destaque entre as iniciativas de governo digital no Brasil. Para utilizar os serviços, basta acessar o portal do Governo do Paraná em pr.gov.br, tanto pelo celular quanto no computador. (Repórter: Gabriel Ramos)