Com resgates aéreos e barcos, forças do Paraná ajudaram 150 pessoas no Rio Grande do Sul

03/05/2024
Os bombeiros militares e os policiais militares do Paraná que estão atuando nas enchentes no Rio Grande do Sul resgataram até o início desta sexta-feira mais de 150 pessoas que estavam ilhadas em função dos alagamentos provocados pela chuva intensa que castiga o estado desde o início da semana. A equipe, que conta ainda com nove viaturas, seis embarcações e um helicóptero do BPMOA, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, tem trabalhado sem parar no apoio aos gaúchos. O comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático, major Ícaro Gabriel Greinert, que está à frente da força-tarefa paranaense no território vizinho, revela que as operações de resgate seguem intensas. // SONORA ÍCARO GREINERT //

Segundo o major, apesar da chuva ainda não ter dado trégua, os rios estabilizaram, parando de subir. Ele afirma que ainda existem áreas precisando de auxílio das forças de segurança e que as equipes devem, em seguida, concentrar a atuação na cidade de Triunfo. O helicóptero do BPMOA, que chegou na quinta, também está auxiliando nos resgates aéreos, com mais 26 pessoas e dois cães resgatados. Os primeiros grandes resgates foram em Lajeado, a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre. Uma das operações foi no telhado de uma casa, com a retirada de uma família inteira que estava isolada. Outras ações similares estão em andamento. O desastre natural é, segundo o governador gaúcho Eduardo Leite, o pior da história do Rio Grande do Sul. Já foram afetados 235 municípios. Estão desalojadas ou desabrigadas mais de 24 mil pessoas. O número de mortes chegou a 37 e outras 74 pessoas seguem desaparecidas. (Repórter: Gabriel Ramos)