Com aumento de casos, Secretaria da Saúde alerta sobre os cuidados com a hepatite A

08/05/2024
A Secretaria de Estado da Saúde orienta sobre as medidas de prevenção, sintomas e o diagnóstico oportuno da hepatite A. O alerta surgiu com a alta expressiva de casos confirmados da doença em Curitiba. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, o Sinan, são 122 diagnósticos confirmados neste ano na Capital. Em comparação, durante todo o ano de 2023 foram 23. Ainda de acordo com o Sinan, o Paraná registrou, neste ano, 144 casos confirmados de hepatite A, sendo 135 na 2ª Regional de Saúde Metropolitana, que inclui a Capital. A Secretaria Municipal de Saúde informa que pode haver divergência no número de casos, pois os mesmos ainda estão sendo notificados no Sistema. As outras confirmações da hepatite A estão localizadas nas regionais de saúde de Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, Paranavaí e Londrina. Com relação aos óbitos, dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde apontam que, neste ano, três pessoas morreram em razão da doença, todas em Curitiba. O secretário de Saúde, Beto Preto, ressalta a importância da vacinação. // SONORA BETO PRETO //

Trata-se de uma doença infecciosa, viral e imunoprevenível, causada pelo vírus da hepatite A. A transmissão pode ocorrer por meio do consumo de água e alimentos contaminados por fezes; condições precárias de saneamento básico e falta de higiene pessoal. Em crianças a infecção costuma ser leve ou assintomática. Já em adultos, os casos podem ser mais graves. Os sintomas iniciais não são específicos, podendo causar náuseas, vômitos e diarreia. Em casos raros pode causar também constipação, febre baixa, cefaléia, mal-estar, fraqueza e fadiga. Passada a fase inicial, pode surgir a icterícia, quando a pele fica amarelada, urina escura e fezes esbranquiçadas. Há pacientes em que a fraqueza e o cansaço persistem por vários meses. A principal medida de prevenção contra a hepatite A é a vacina. De acordo com o Programa Nacional de Imunização, a meta de cobertura vacinal para hepatite A é de 95%. Atualmente, o Estado registra a imunização de 81,95% da população preconizada. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde para crianças a partir dos 15 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade. Além disso, a vacina está disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais para grupos específicos que possuem condições de saúde que necessitam de cuidados diferenciados. (Repórter: Gabriel Ramos)